segunda-feira, 6 de julho de 2009

Saiba responder ao pecado!

O que tu tens feito quando ti deparás com a oportunidade de pecar?

Temos duas opções, que óbviamente poderiam ser "pecar" ou "não pecar", mas por trás disso acho que podemos aprofundar mais em "minimizar o pecado" ou "maximizar o pecado", cair nele ou ir contra ele.

Como cristãos temos a mania de menosprezar o pecado e tratá-lo como algo insignificante, como se fosse simples, prático e fácil vence-lo. Pois bem, o "simples e prático" esta certo, mas a parte do "fácil" não é bem assim. A Bíblia nos diz que ja somos mais do que vencedores em Cristo Jesus, porém enquanto você continuar negociando com o pecado e o tratando como algo insignificante, infelizmente você vai também continuar caindo nele.

Jesus morreu na cruz por causa do pecado, é por causa do pecado que o mundo esta do jeito que está e é por causa dele que existe céu e inferno. Então o pecado deve realmente ser levado a sério não acha?

Quando menosprezamos o pecado, estamos também menosprezando o sacrifício de Jesus. Portanto, lute contra o pecado. É bom que voce tenha lutas, isso é sinal de que o diabo está bem insatisfeito contigo (isso me faz rir hehe) e é somente com lutas que se tem vitória. Concluímos então, que se voce é um crente que não passa ou nao quer passar por lutas, você é muito froxo meu querido e amado irmão.

Na Bíblia temos exemplos bem claros que nos orientam sobre como encarar e ir contra o pecado, e também de como NÃO se deve encarar o pecado.
Adão e Eva não souberam encarar o pecado. Talvez você possa pensar "mas eles nem sabiam o que era pecado", porém, tinham total relacionamento com Deus, foi pra isso que o homem foi criado, pra se relacionar com Deus e eles mantinham essa comunhão com o Criador que ja havia lhes orientado sobre o que não podiam fazer. Nem sempre sabemos a cosequencia do nosso pecado, mas amamos a Deus e por causa desse amor é que não pecamos, ou pelo menos deveria ser assim.

O diabo veio até Eva com mentiras, distorcendo o que Deus tinha lhes falado (Gn 3.1) e distorcendo também a própria imagem de Deus (Gn 3.5), isso é algo que ele gosta muito de fazer, pra que nós tenhamos uma imagem errada de Deus e dos seus planos pra nós. Eva não soube se posicionar de acordo com o que Deus havia lhe dito e apesar de no começo ter argumentado, acabou sendo facilmente influênciada pelo diabo, assim como Adão. Isso acontece muitas vezes com nós não acha? Quando algo nos parece agradável e o pecado é agradavel (para nossa própria carne), pois se não fosse ninguém o cometeria, as vezes até tentamos resistir, mas os pensamentos de "relatividade" quanto ao pecado facilmente dominam a nossa mente quando abrimos espaço para isso. É extremamente facil ser levado por pensamentos como "a minha intenção com isso não é errada" ou "isso nem é pecado, as pessoas que exageram". Vejamos então o melhor exemplo de todos. O que Jesus fez quando se deparou com o pecado e foi tentado?
Ao ser levado por Deus ao deserto para ser tentado pelo diabo (MT 4.1-11), Jesus estava em jejum. O diabo então foi direto onde Jesus poderia estar mais vulnerável, tentando-o para que transformasse as pedras em pães. Em sequida o diabo tentou distorcer as Escrituras, desafiando Jesus a atirar-se de sobre o pináculo do templo para os anjos o segurassem e logo após tentou a Jesus lhe prometendo o poder sobre os reinos da terra, se prostrado o adorasse (será que o diabo esqueceu que estava falando com o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores?).

O fato é que Jesus nos deixou o grande exemplo de como ir contra ao pecado. Na primeira situação, apesar de estar 40 dias e 40 noites em jejum, Jesus não ficou imaginando como seria comer uma refeição completa com satanás, Ele respondeu RÁPIDO e não deu nenhuma brecha para o diabo, respondendo com a verdade das Escrituras "não só do pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus"(vers. 4). No segundo caso, mais uma vez Jesus respondeu as mentiras do diabo com a verdade de Deus (vers. 6 e 7). Já na terceira tentativa de satanás Jesus respondeu com autoridade, renunciando o pecado de idolatria e mais uma vez usando a verdade das Escrituras.
Sabe, muitas vezes passamos por situações como essas que Jesus enfrentou e, como é fácil deixar ser levado pelo desejo da carne, pela ganancia do poder entre tantas outras situações não é? Mas precisamos aprender a responder ao pecado e ao desejo de cometê-lo e com certeza o melhor exemplo a ser seguido em relação a isso e a tudo na vida é o de Cristo. Responder rápido, sem dar chance para o pecado ti enrolar, responder com a verdade da Bíblia, com autoridade e renunciar o pecado são pontos muito importantes para ir contra o pecado de forma inteligente.

Algo que considero de extrema importância é ter amizades, pessoas que confiamos e que nos sentimos a vontade para confessar nossos pecados. A Bíblia nos diz que devemos confessar os nossos pecados uns aos outros para que sejamos curados (Tg 5.16), portanto, ter alguém com quem podemos contar e confessar nossas atitudes pecaminosas, acredito ser algo fundamental para o desenvolvimento do caráter cristão em nós.

O interesse de escrever sobre esse assunto me veio ao ler o livro "O Coração do Artista" e lá o autor coloca uma frase a qual eu sempre pensava, mas não conseguia definir esse pensamento de forma tão clara. Diz o seguinte: Saber que teremos que confessar um ato pecaminoso mais tarde, nos torna menos aptos para cometê-lo agora.
Defino isso como "estratégia cristã sábia movida pelo amor". Talvez para algum religioso esse pensamento possa parecer errado, mas sem duvida, Deus alegra-se muito quando vê um filho seu traçando uma estratégia para manter-se longe do pecado. Isso pode ser feito desinstalando o monitor do seu computador por exemplo, se ele facilita que você peque e tira o seu tempo com Deus, desinsta-le e guarde ele, pois o fato de ter que busca-lo em algum lugar vai lhe fazer pensar se vale a pena (eu ja fiz isso hehe), ou quem sabe precise guardar a sua TV no armario, ou talvez fazer um jejum de filmes em dvd, caso isso roube seu tempo com Deus. São inúmeras as hipóteses de situações que podemos enfrentar, mas a solução e resposta para elas é só uma e que engloba tudo que escrevi nessa postagem: Posicionamento correto com Deus e com a Sua Palavra.

Deus te abençoe e fortaleça!

Felipe S. Alvienes

2 comentários: